Branqueamento do fascismo em antena aberta ou simples exercício do livre arbítrio?

Na passada semana o nosso querido Goucha convidou para o seu ilustríssimo programa "Você na TV" um indivíduo chamado Mário Machado, a quem descreve como "autor de declarações polémicas". A internet incendiou-se e não faltaram críticas à TVI e ao Goucha por terem tido a infeliz ideia de convidar este indivíduo para falar. Tenho lido várias opiniões na internet e senti-me impulsionada a deixar também a minha própria reflexão sobre o assunto. Alguns incendiaram-se de revolta e ficaram chateados. Outros desvalorizaram a presença do Mário na TVI e criticaram as aqueles que criticaram tão aferradamente um programa da manhã quando lhes falta essa prontidão para criticarem falhas e outros problemas muito mais expressivos em Portugal e no mundo. Chamam-nos de  "caça-fascistas" por gritarem "fascismo" aos quatro ventos. Estas notícias a meu ver não são de maneira alguma isentas, acho que ambos os jornais têm, (cada um que interprete como entender) uma tendência mais à esquerda e outro mais à direita. Posto isto, tenho a dizer que a meu ver, abertamente conservadora como já dei a entender aqui neste blog, acho que a jogada da TVI de dar voz a Mário Machado foi estúpida. Embora ache que o politicamente correto chegou a níveis a beirar o ridículo, como no caso da "princesa que não fuma" -- acho que o aparato que se formou em volta deste filme foi estapafúrdio, por mais que não gostemos de ser chamadas princesas a perpetuação das mulheres como o "sexo frágil" só se dá a partir do momento que elas continuarem a permitir, porque um anúncio de televisão por mais que me faça sentir ofendida não me cataloga nem me limita de maneira nenhuma. Não nutri particular admiração pelo anúncio mas não me chocou. Voltando ao tema, aquele indivíduo ter ido à televisão falar foi desnecessário. Há quem diga que não lhe dar voz é censura, mas eu acho que é pura e simplesmente bom senso. A não ser que tenha sido para se retratar das suas afirmações anteriores (que não me parece que tenha sido o caso) não vejo qual o interesse de entrevistar um indivíduo destes. Por outro lado, relembro que o "Você na TV" não é um jornal, é um programa da manhã onde o Goucha fala sobre o que bem lhe apetece e sinceramente acho que estamos todos a dar demasiada importância a um indivíduo que não tem merecimento nenhum.
Quero clarificar, se ainda não está claro que não aprovo a atitude da emissora em transmitir tal programa e discordo do desmerecimento que certas notícias fizeram do caso, apontando o dedo a quem critica, acho que ao dizermos que "é-me indiferente que vá ou não à televisão" estamos a sancionar alguém que não é sancionável, mas realmente porque é que ainda estamos a discutir sobre este idiota? Realmente, o meu ponto é este. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÁ-ME, JESUS

A Morgadinha dos Canaviais